Passeio em replica de caravela histórica é a nova atração cultural de Salvador



Por Josemir de Sousa

No Dia do descobrimento do Brasil, Salvador ganhou mais uma opção de turismo e cultura, é o passeio náutico “Bahia Histórica”, uma viagem pela história dos fortes de Salvador, abordo de uma replica de caravela antiga. A embarcação foi batizada de Príncipe Regente, nome em homenagem ao aniversario de 200 anos da chegada da família real ao Brasil.

De acordo com o coronel Anésio Ferreira Leite, presidente da Associação Brasileira dos Amigos das Fortes (ABRAF) e idealizador do projeto, a caravela será usada em tours diurnos e noturnos pela Baía de Todos os Santos, transformando-se em mais uma atração para os visitantes da cidade.

Dois anos foram necessários para que a embarcação ficasse pronta e de acordo com o Coronel Leite, o barco é uma replica exata da Caravela Pinta de Cristóvão Colombo. Durante o passeio, monitores trajados com roupas de época contam a história dos monumentos, personagens e o desenvolvimento físico e cultural da cidade.

Um dos públicos alvo do projeto são os estudantes, que saberão um pouco mais sobre a cidade onde vivem, por isso a viagem inaugural da embarcação que ocorreu oficialmente no dia 22 de Abril, data que marca dia do descobrimento do Brasil, e nesta viagem estavam a bordo do Príncipe Regente os alunos do ensino fundamental da escola São José, que assistiram a uma encenação dos tripulantes da caravela logo ao embarcarem.

Todas as historias contadas durante a viagem foram escutadas atentamente pelas alunos da instituição. “Eu nunca tinha andado num barco assim, o passeio é muito legal a gente aprende muito sobre a cidade”, disse a estudante Íris Betencourt, 10 anos.

E para os interessados em conhecer essa nova atração, o passeio na caravela esta aberto a baianos e turistas tem duração de 2 horas e sai quatro vezes ao dia do terminal marítimo de Salvador (Av. da França , S/N - Comercio) e custa 50 reais por pessoas.


Imagen: Google

Nenhum comentário: