007 - Operação Skyfall comemora os cinquenta anos de James Bond

por Joe Josemir de Sousa

Um filme empolgante do começo ao fim. Assim posso descrever 007 - Operação Skyfall o novo longa-metragem de franquia mais antiga e lucrativa do cinema mundial. Com uma fotografia perfeita, cenas de tirar o fôlego e ainda as interpretações primorosas de Judy Dench e do galã Daniel Craig a saga chega aos 50 anos em grande estilo e com muito mais ação.

Desde o primeiro filme “007 contra o satânico Dr. No” lançado nos anos 60 até hoje, 
a historia do sétimo espião britânico com a licença zero zero, que lhe permite matar ( daí o código 007) já faturou mais de 12 bilhões de dólares e a meio século inspira moda , musica e faz parte do imaginário de muitos fãs mundo a fora.

A história atual começa com Bond na Turquia perseguindo um mercenário que roubou um disco rígido que revela as identidades agentes da OTAN infiltrados em organizações terroristas pelo mundo. Muitos tiros, correria e cenas frenéticas de perseguição sob um trem em movimento, que termina com um disparo acidental de uma agente da MI-6 que supostamente mata James Bond.

Diferente dos 2 filmes anteriores (Cassino Royale e Quantum of Solace) estrelados por Creig que interpretou um 007 mais sisudo, Operação Skyfall traz o agente mais falante, sarcástico e sorridente doq eu nunca, e ainda nos revela o passado de Bond. Alias o nome do filme é uma referência a propriedade da família Bond no interior da Escócia, o rancho Skyfall onde James foi criado antes de ficar órfão.

Nesse último filme a chefe da MI-6, “M” interpretada por Judy Dench, aparece em toda a historia , aliais a trama se desenvolve ao redor dela que é perseguida por um ex-agente, Raoul Silva, que deseja se vingar da antiga chefe, pois para proteger os segredos da organização foi capturado e torturado pelos cineses. E culpa M por sua captura.


A Bond gril de historia é vivida pela atriz inglesa Naomie Harris que interpreta Eve que e é a responsável pelo tiro acidental que, supostamente mata Bond no inicio do filme. Naomie, inclusive, é a segunda atriz negra a fazer par com 007, a primeira foi Halle Berry em “Um Novo Dia para Morrer”.
A música também é marca registrada do filme, e dessa vez o tema da aventura é cantado pela britânica Adele, que interpreta divinamente a canção que leva o mesmo nome do filme.

Nenhum comentário: