Quais são as práticas religiosas dos jovens

Pesquisa revela que no Brasil muitos jovens se declaram extremamente religiosos, com isso, católicos e evangélicos “disputam” a atenção dos novos fiéis


por Josemir de Sousa


Em um levantamento do instituto Bertelsmann Stifung da Alemanha, em julho de 2007, realizado com jovens de 21 países, verificou-se que o Brasil possui a terceira população jovem mais religiosa do mundo. Cerca de 65% dos pesquisados se declaram profundamente religiosos. Outra pesquisa, dessa vez realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, mostra que as religiões com mais adeptos no país são os católicos, seguido dos evangélicos. A pesquisa reflete que a igreja Católica continua com o maior número de fiéis, porém há por parte dos que assim se declaram inúmeros questionamentos e dúvidas sobre as práticas atuais e, com isso, a procura por outras instituições conseqüentemente, aumenta.

A pesquisa revelou que os evangélicos, na ocasião, totalizavam 9,05% subindo na ultima avaliação para 15,45% um número bastante considerável. O aumento do número de protestantes em relação aos católicos vem ocorrendo principalmente pelo envelhecimento da instituição, que não tem acompanhado as novas práticas da busca pelo sagrado. Principalmente no que diz respeito aos fiéis mais jovens. Para o pesquisador e historiador Grimaldo Zachariadhes, o catolicismo precisa se renovar o quanto antes para que este processo de perda não continue. Para Zachariadhes a inflexibilidade da instituição fica bastante

evidente quando ela assume posturas como, por exemplo, a condenação da prática do sexo antes do casamento; do uso da camisinha e outros métodos contraceptivos; do aborto em casos de violência sexual; dos estudos com células-tronco, dentre outros.

Essa rigidez da igreja tem feito com que muitos jovens nascidos em berço católico renunciem a religião. Este é o caso de Iris Assunção, 20 anos, freqüentadora da igreja Batista, “Fui por muitos anos católica, (não–praticante), conheci também o espiritismo, porém não senti Deus, tão presente na minha vida, como sinto agora, e na religião católica existiam situações que eu discordava e isso não me fazia sentir bem lá”, afirma. Tendo o pai católico e a mãe evangélica, ela fala que sentiu mais segurança quando passou a congregar na sua igreja atual e hoje se sente pertencer a algo. “Sinto-me mais protegida porque passei a ter certeza absoluta que Deus existe que ele está comigo.” Completa a jovem.

Preocupada com a perda dos fiéis, a igreja Católica já vem tomando providências a fim de manter e atrair mais jovens. Essa nova postura da instituição consegue ser percebida na Renovação Carismática Católica. Movimento que busca dar uma nova abordagem às formas de evangelização e mudar as práticas tradicionais dos rituais católicos. No Brasil, a RCC foi influenciada inicialmente pelos cultos evangélicos. Porém, para o historiador Zachariadhes, a mudança nesta instituição, burocrática, milenar e romana pode demorar muito a ocorrer. De acordo com o padre Carlos André da Cruz, a igreja tem olhado para o jovem com predileção e preocupação, principalmente pelos inúmeros desafios que o mundo de hoje os impõe. Além disso, aspectos como o desemprego, a violência, a educação e as drogas tem colocado a comunidade católica em constante estado de alerta.

De acordo com o Pe. Carlos, as transformações nessa fase da vida são muitas, cada vez mais rápidas e a presença da igreja se torna cada vez mais necessária. O religioso afirma que a presença da igreja no universo jovem é fundamental, pois conseguir congregar essas pessoas é essencial para a sobrevivência da instituição. Para ele é importante que o evangelizador de um jovem seja outro jovem. “Uma ação da igreja é abrir espaços para que eles vivam a fé do seu jeito”, comenta. Pe. Carlos ainda afirma que o movimento da renovação carismática, vem cada vez mais conseguindo trazê-los de volta a igreja, sendo que hoje, os mais novos têm a necessidade de estar onde se sentem bem e em absoluta liberdade para fazer suas escolhas.

É o caso da jovem Ingrid Barbosa, de 23 anos, que há um ano decidiu se engajar na Renovação Carismática Cristã. Na RCC, encontrou a verdadeira vontade de permanecer em um grupo religioso e desde então passou a freqüentá-lo pelo menos uma vez por semana. “Fiquei muito entusiasmada com os louvores (cânticos) e a emoção das pessoas que estavam presentes, senti uma aproximação maior com Cristo. Aquele lugar conseguiu me transformar de forma inigualável e eu senti a minha fé de verdade.”, relata a jovem.

Matéria publicada na REVISTA ACTO - Publicação experimental para o Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo FIB em Nov. de 2009

Grafico : Prof. Henrique

Nenhum comentário: