Joe entrevista com exclusividade o diagramador Carlos Renato Rodrigues do site diagramador.com

Por Josemir de Sousa

Diagramação é a distribuição de elementos gráficos no espaço limitado de uma página impressa ou outros meios de comunicação, como: jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites e até na televisão. Saber arrumar estes espaços é uma das práticas principais do diagramador. O Blog do Joe™ entrevista Carlos Rodrigues, diagramador catarinense, que já atua na área a 17 anos e entre as muitas experiências profissionais destaca se o Past UP, diário de maior circulação da região de Santa Catarina.

Atualmente Rodrigues
divulga seus trabalhos e comenta as novidades da área de diagramação no seu site (www.diagramador.com.br).
Nessa entrevista exclusiva ele revela ao repórter Joe™, os principais desafios e dificuldades de ser um diagramador ou melhor um design gráfico. Acompanhe e comente!
---

Joe - O Quem você faz na área de diagramação, onde atua hoje especificamente?

Carlos Rodrigues - Após trabalhar em vários jornais, diários e semanários resolvi, há 3 anos, trabalhar por conta própria, diagramando jornais para terceiros. Os contatos acontecem através do meu site.
A pessoa que precisa produzir um jornal ou informativo pode me mandar via e-mail todo o conteúdo, que entrego o jornal diagramado, finalizado. Como tenho experiência em diagramação e acima de tudo, sou um apaixonado por jornalismo, fica mais tranqüilo realizar o trabalho à distância.

Joe - Para você que é um projeto gráfico?

C R - O projeto gráfico fica entre a linha editorial e o leitor. Ele é a identidade do jornal.
Cada jornal possui sua linha editorial, e cabe aos designers e diagramadores darem forma ao conteúdo. Um bom exemplo são os jornais populares, onde há muitas cores, boxes e recortes, já nos jornais considerados "classe A e B", o tom clean predomina.
O mais importante num projeto gráfico é o equilíbrio de elementos em todas as páginas.

Joe - Como é ser um profissional de diagramação no Brasil?

C R - Hoje vejo que o que mais falta a nossa profissão é respeito por parte dos proprietários dos jornais. Digo isso porque muitos pagam para a jornada de 6 horas numa redação menos que o piso da categoria.

Sem falar em outros jornais que pagam, muitas vezes, a vista, o valor da impressão na gráfica, o jornalista que assina e chega na hora de pagar o diagramador acha que qualquer "300 real" está bom. Não é a toa que cada vez mais, vejo uma migração dos profissionais de diagramação para outras áreas. Digo isso, porque no meu MSN de trabalho, entra inúmeros companheiros de trabalho que se mostram desanimados com a profissão.
Mas claro, grande parte dos jornais, respeitam e valorizam o trabalho do diagramador. Eu particularmente, não posso reclamar, porque consigo unir a paixão pela profissão com respeito dos meus clientes.

Joe - Quais os programas mais usados? E quais são os mais atuais no mercado e suas novas funcionalidades?

C R - Os programas mais usados são o Page Maker, Quark Express para a diagramação das paginas e o CorelDraw e Photoshop para as artes vetorizadas e tratamento de fotos.
O mais recente e bem mais funcional que está tomando conta do mercado é o In Desing, da Adobe, que é considerado o sucessor do Page Maker.

Hoje o InDesing é o mais completo programa para editoração de jornal. Uma das grandes diferenças com relação a outros programas são alguns efeitos que antes eram possíveis apenas em programas como o CorelDraw.

Joe - Em se tratando de jornalismo impresso e de internet, o que mais tem se feito atualmente em diagramação?

C R - A diagramação de um jornal on line, é quase a mesma do jornal impresso. A tendência dos jornais é usar o mesmo visual do impresso na web. Hoje folhe-a-se o jornal na tela do computador.
Não acredito que o jornal impresso acabará como muitos já preveram desde a popularização da internet. O que poderá haver é um casamento perfeito, entre o jornal impresso e a internet.

Joe - Para você a diagramação interfere no entendimento da noticia?

C R - Sem dúvida. Não adianta o jornalista escrever uma bela matéria, e quando vê-la no impresso, a sua matéria está com letra muito pequena ou numa fonte inadequada.
A função de um diagramador, é tornar a notícia o mais fácil possível para o entendimento do leitor. Podemos usar um box especial, um resumo da matéria possibilitando que o leitor, rapidamente, capte a notícia passada na matéria. Claro que não se pode exagerar no visual de um jornal, porque ao invés de ajudar o leitor, uma diagramação confusa afugenta o leitor.

Nenhum comentário: